quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Lula: Desafio do Mercosul é aceitar diversidade dos países

O grande desafio do Mercosul é aceitar a diversidade entre os países. A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita nesta quinta-feira, durante o Fórum Consultivo de Municípios Estados Federados e Províncias e Departamentos do Mercosul, realizado nesta quinta-feira, um dia antes da Cúpula do Mercosul. O discurso contraria o que deseja o presidente da Argentina, Nestor Kirchner, que é contra o tratamento diferenciado da Bolívia no Mercosul.

Segundo ele, o Brasil e a Argentina têm um papel importante no crescimento do Mercosul por serem as duas locomotivas do bloco. "É um desafio gigantesco e vamos precisar de despojamento", disse.

"Eu não quero tudo para mim. Eu quero apenas tudo o que preciso. Nós só iremos consolidar a integração no dia que percebermos que, sozinhos, os países das Américas do Sul e Latina não terão como crescer".

Durante o discurso, Lula afirmou ainda que os países do bloco precisam ser generosos entre eles e compreender as diferenças e os problemas que cada nação atravessa. O presidente defendeu que a integração do Mercosul não seja apenas econômica. Segundo ele, o Mercosul só sairá efetivamente do papel quando se conseguir uma integração social e cultural entre seus membros.


Agenda
Ainda hoje, Lula participa de almoço com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Hotel Copacabana Palace. Ele irá de helicóptero de São Conrado, onde acontece Fórum Consultivo de Municípios Estados Federados e Províncias e Departamentos do Mercosul, ao Forte de Copacabana, de onde se dirigirá de carro para o hotel Copacabana Palace para se encontrar com Chávez.


Protestos
Aeronautas aposentados contribuintes dos fundos de pensão Aerus (de Transbrasil e Varig) e Aeros (Vasp) realizam uma manifestação na porta do hotel Copacabana Palace. Os manifestantes optaram pelo bom humor e alguns vestem fantasia e empunham faixas dirigindo-se diretamente ao presidente Lula e solicitando o seu apoio para a liberação de recursos complementares para a aposentadoria dos aeronautas.

Nenhum comentário: